21 de fevereiro de 2013

P.I. 3 - 8º  anos G, H e I ! - Transplante de Medula Óssea

Texto interessante para comentarmos na nossa próxima aula sobre ossos ! Enjoy !


O que é medula óssea?
É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

Qual a diferença entre medula óssea e medula espinhal?
Enquanto a medula óssea, como descrito anteriormente, é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

O que é transplante de medula óssea?
É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.

Quando é necessário o transplante?
Em doenças do sangue como a Anemia Aplástica Grave, Mielodisplasias e em alguns tipos de leucemias, como a Leucemia Mielóide Aguda, Leucemia Mielóide Crônica, Leucemia Linfóide Aguda. No Mieloma Múltiplo e Linfomas, o transplante também pode ser indicado.
Anemia Aplástica: É uma doença que se caracteriza pela falta de produção de células do sangue na medula óssea. Apesar de não ser uma doença maligna, o transplante surge como uma saída para 'substituir' a medula improdutiva por uma sadia.

Leucemia: É um tipo de câncer que compromete os glóbulos brancos (leucócitos), afetando sua função e velocidade de crescimento. Nesses casos, o transplante é complementar aos tratamentos convencionais.

Fonte: www1.inca.gov.br

5 comentários:

  1. O que eu Entendi e´que a Medula óssea é um liquido-gelatinoso que fica em volta dos ossos,mais conhecida como "tutano".e nela são produzidas os componentes do sangue:o Glóbulo vermelho,glóbulo branco e as plaquetas.
    E a diferença entre medula óssea e medula espinhal é que a medula óssea é um liquido que fica em volta dos ossos e a medula espinhal é um tecido nervoso que fica dentro da coluna vertebral

    Eu Sou Gustavo Francisco de Oliveira e Sou do
    8º G

    ResponderExcluir
  2. No texto sobre o Transplante da medula ossea entendi que é a substituição de uma medula constituida de doenças uma delas a leucemia,portanto nesse caso a medula que esta doente e substituida por uma saudavel ,com isso e necessario fazer um transplante ou autogênico que é quando e do proprio paciente ou o tranplante pode ser alogênico nesse caso doado ,é por último o transplante também pode ser feito pelas celulas precursoras ou do Cordão Umbilicão de um doador!

    Ana Beatriz Soares Portela
    8º ''H''

    ResponderExcluir
  3. No texto sobre o Transplante da medula ossea entendi que é a substituição de uma medula constituida de doenças uma delas a leucemia,portanto nesse caso a medula que esta doente e substituida por uma saudavel ,com isso e necessario fazer um transplante ou autogênico que é quando e do proprio paciente ou o tranplante pode ser alogênico nesse caso doado ,é por último o transplante também pode ser feito pelas celulas precursoras ou do Cordão Umbilicão de um doador!

    Ana Beatriz Soares Portela
    8º ''H''

    ResponderExcluir
  4. Sobre o texto:A medula óssea e uma líquido -gelatinoso que fica no interior do osso .Na medula óssea são produzidos componentes para o sangue os Glóbulos Vermelhos ,Glóbulos Brancos e as Plaquetas.Os Glóbulos Brancos são mais importante no nosso sistema de defesa do organismo porque nos defende de infecções .A medula óssea pode ser doada e também pode ser obtida do sangue circulante de um doador ou do sangue do cordão umbilical .E preciso de transplante de medula óssea em doenças como ,Anemia Aplástica Grave, Mielodisplasias e em alguns tipos de leucemias, como a Leucemia Mielóide Aguda, Leucemia Mielóide Crônica, Leucemia Linfóide Aguda.

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi que a medula óssea não e só na coluna e em muitos lugares.
    Muita gente pensa que e na coluna ate eu pensava,por mim a medula óssea era só na coluna e quem tinha problema na coluna tinha problema com a medula.
    Mais a medula e importante para os ossos,entendi também que a medula espinhal e na coluna não em outro lugar.
    Quando nos pensamos que não e importante para nos,para os outros e a coisa mais importante!

    João Guilherme de Sousa Ramos
    8° Ano ''H''

    ResponderExcluir