1 de junho de 2013

P.I. 3 - As torcidas organizadas !

Galera, vamos falar agora das torcidas organizadas do Brasil ! Abaixo, 3 perguntas que vão nos ajudar a entender esse tema...


 Confira a entrevista exclusiva do FOXSports.com.br com o pesquisador da Unicamp Felipe Lopes, que estuda políticas públicas de segurança voltadas à prevenção da violência no futebol. Para ele, apenas uma minoria dos torcedores organizados se envolve em atos violentos, e a impunidade nesses casos é a principal causa do problema:

A torcida organizada em si é necessariamente violenta?
A torcida organizada tem uma minoria que se envolve em atos violentos, como existe fora das organizadas e em toda sociedade brasileira. Eu conheço vários dirigentes de organizadas e o discurso de parte muito significativa deles é contrario à violência, porque eles sabem muito bem que esse tipo de ação prejudica a imagem deles. Essa ideia de que toda liderança de torcida é violenta é abusiva e embasada numa serie de estereótipos. Imagina para a Gaviões, com 100 mil associados, ter um controle do comportamento dos torcedores. O próprio estádio não consegue resolver a questão da segurança e quer privatizar isso.
O comportamento violento dessa minoria é incitado pelo grupo?
Quais seriam algumas das motivações possíveis para a violência? Uma delas é o status. A violência oferece status para a pessoa que age violentamente diante de outros integrantes que também agem violentamente. Outra explicação é que a violência tem um elemento de prazer muito intenso. Sobretudo se você teve uma trajetória onde esse tipo de pratica é visto positivamente. Ainda mais se você não oferece nenhum tipo de lazer ou canalização desse tipo de agressividade.
Qual é o papel da violência dentro da torcida organizada?
A violência está muito vinculada com um princípio de masculinidade, muito forte no esporte, sobretudo no futebol. Tem uma expressão recorrente nas torcidas espanholas e sul-americanas, que é “Hay que tener aguante”: é preciso aguentar a cachaça, os times na pior situação e aguentar também a porrada. Essa violência tem uma vinculação estreita com um princípio de virilidade nas torcidas, mas não só nas torcidas, em toda a sociedade. E a mídia reforça sistematicamente um determinado tipo de masculinidade normativa.
É ou não é bonita a festa das torcidas? 

4 comentários:

  1. achei muito legal esse vidio pq a tocida do Vasco,trabalha mais na musica do time e tambem fazem mosaico com fuguetes e etc.O nome da Tocida organizada do Vasco é Força Jovem e Rasta.E o que achei muito loco Foi a tocida do Gremio que faz o famoso "tsuname",que todos sai correndo para baixo
    Gustavo 8°G

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do vidio esse tipo de torcida que devemos fazer

    ResponderExcluir
  3. eu gostei muito desse video
    pois e esse tipo de torcida que devemos praticar,sem violencia de qualquer tipo

    ALUNA; ANA CLARA
    TURMA;7 ANO A

    ResponderExcluir
  4. ha professora o intergim foi muito massa professora esse ano nos estamos muito boas

    ANA CLARA R SANTOS
    7 ANO A

    ResponderExcluir